Inventário Judicial e Extrajudicial

Organização e Documentação Descomplicadas: Seu Inventário, Nossa Expertise!

Sobre

O Escritório

Por mais de 6 anos trabalhando em Cartório de Registro de Imóveis, deparou-se inúmeras vezes com procedimentos burocráticos e desafiadores, mas que não “andavam” por falta de documentos simples, e isso era sinal de que os clientes precisavam de uma assessoria mais adequada.

Sendo assim, decidiu dar início ao escritório jurídico que leva o seu nome, para oferecer um serviço personalizado, atuando estrategicamente na solução dos problemas de seus clientes, tanto na esfera judicial quanto na extrajudicial.

O escritório Diego Rodrigues Advocacia tem como foco principal a excelência numa advocacia técnica, na qual o foco é a personalização das estratégias visando sempre a melhor solução para atender às necessidades e expectativas de seus clientes.

Responsabilidade social, Visão, Valores

Responsabilidade social

Buscamos retribuir à sociedade, os resultados advindos de causas adversas ao longo do tempo, através da democratização do acesso à justiça por meio de advocacia pró bono e assessoria em projetos sociais.
Acreditamos que a advocacia é mais que uma profissão.

Visão

Realizar serviços jurídicos, consultivo e contencioso, judicial e extrajudicial, em todo território nacional, trazendo soluções personalizadas as peculiaridades e necessidades de cada cliente, mantendo celeridade e qualidade durante toda a prestação.

Valores

Qualidade nos serviços prestados.
Trabalho como forma de alcançar os objetivos.
Ética e Honestidade como base de todos os relacionamentos.

Quem somos

Diego Rodrigues

OAB/SP 489.871

Advogado Civil, Imobiliário e Empresarial, formado em Direito pela Faculdade de Direito de Sorocaba, especialista em registro de imóveis, tendo atuado diretamente com regularização e incorporação imobiliária durante mais de 6 anos, além de possuir vasta experiência como consultor empresarial, onde atuou assessorando empresas de diversos setores a atingirem as devidas adequações exigidas nas normas vigentes e aplicáveis ao ramo de atuação.

FORMAÇÃO: Direito – Faculdade de Direito de Sorocaba/SP (FADI); Pós-graduação em Direito Imobiliário – Faculdade Legale; Extensão em Inventário e Sucessões, Direito Empresarial e Direito Digital – Faculdade de Direito de Sorocaba/SP (FADI)

Oque é

Inventário Judicial e Extrajudicial ?

O serviço de advocacia de Inventário Judicial e Extrajudicial envolve a assistência legal na administração e partilha dos bens de uma pessoa falecida. No inventário judicial, o processo é conduzido perante o tribunal, com a supervisão de um juiz. Já no inventário extrajudicial, a partilha é realizada diretamente entre os herdeiros, com o auxílio de um tabelião. Ambos os serviços exigem a elaboração de documentos legais, cálculo e pagamento de impostos, além da distribuição justa dos ativos entre os herdeiros, garantindo conformidade com a legislação e respeitando os interesses das partes envolvidas.

Nossos Serviços

Inventário

Sobrepartilha De Bens

Remoção De Inventariante

Divórcio

União Estável

Alvará para vendas de bens ou saques em dinheiro

Elaboração De Pareceres

Deseja saber mais sobre nossos serviços?

Entre em contato conosco, será um prazer atendê-lo(a)!

Entre em Contato

Inventário

Extrajudicial

O inventário extrajudicial é o procedimento mais ágil para regularizar a sucessão dos bens herdados, sem a necessidade de acionar o judiciário.
Esse procedimento, previsto no Código de Processo Civil, será feito através de Escritura Pública, em Cartório de Notas, quando os herdeiros, maiores de 18 anos e capazes, estiverem de acordo em relação à divisão dos bens.

Judicial

Quando não há consenso entre os herdeiros, ou menores e incapazes envolvidos, recorre-se à via judicial para resolver as divergências de maneira legal e justa.
Com a supervisão do Poder Judiciário, durante o processo, que envolve também a liquidação de dívidas e impostos, será nomeado um administrador para garantir a distribuição correta os bens.

Inventário Em Andamento

Quando não há consenso entre os herdeiros, ou menores e incapazes envolvidos, recorre-se à via judicial para resolver as divergências de maneira legal e justa.
Com a supervisão do Poder Judiciário, durante o processo, que envolve também a liquidação de dívidas e impostos, será nomeado um administrador para garantir a distribuição correta os bens.

Sobrepartilha De Bens

A sobrepartilha ocorre quando se encontram outros bens, após o término do processo de inventário e partilha entre os herdeiros.
Independentemente de como foi realizado o inventário – tanto extrajudicial como judicialmente – a sobrepartilha poderá ser feita através de Escritura Pública, tornando o procedimento muito mais rápido e menos burocrático.

Remoção De Inventariante

A remoção de inventariante ocorre quando a pessoa encarregada de administrar a herança de alguém falecido não está cumprindo suas obrigações adequadamente. Isso pode acontecer se o inventariante age de maneira prejudicial aos herdeiros, não presta contas de forma apropriada ou comete irregularidades. 

Nesses casos, os herdeiros podem solicitar, com o auxílio de um advogado, a substituição do inventariante por outra pessoa mais confiável para garantir que a herança seja gerida de forma justa e correta.

Divórcio

Judicial

O divórcio deverá ser feito de forma judicial quando não houver acordo entre as partes sobre algum termo, seja na partilha dos bens, fixação de alimentos, guarda dos filhos, ou então, se houver filhos ainda menores de idade ou incapazes. Neste último caso, o divórcio será necessariamente judicial.

Extrajudicial

O divórcio extrajudicial é mais simples e ágil, desde que haja acordo entre as partes ou não haja nenhuma condição que obrigue as partes a acionar o judiciário.
O procedimento poderá acontecer de forma amigável, através de Escritura Pública feita em Cartório de Notas.

União Estável

Reconhecimento Da União Estável

Tratando-se de relação de convivência pública, contínua e duradoura com objetivo de constituir família entre duas pessoas, considerando os mesmos impedimentos previstos em lei para o casamento, estamos diante de uma união estável que pode ser reconhecida e regularizada por Escritura Pública, garantindo diversos direitos, incluindo a determinação do regime de bens entre o casal.

Dissolução Da União Estável

Tendo como necessária a presença de um advogado, a dissolução ocorrerá nos mesmos termos do divórcio, de forma judicial ou extrajudicial, analisando se as partes estão em comum acordo e a existências de filhos menores ou incapazes.

Alvará para vendas de bens ou saques em dinheiro

No direito sucessório, um advogado é essencial para obter um alvará que permita a venda de bens ou saques em dinheiro.
Isso ocorre devido à complexidade legal do processo, que envolve legislações e regulamentos. A assessoria jurídica maximizará os benefícios fiscais e garantirá que todos os passos legais sejam seguidos corretamente, evitando problemas no processo.

Elaboração De Pareceres

Também conhecida como peça jurídica, trata-se da análise especializada, feita de forma consultiva, por um advogado para discorrer sobre determinado tema com o objetivo de esclarecer dúvidas ou decisões controversas.